Publicado em Deixe um comentário

Pós-graduação: processo do trabalho final em quadrinhos

Página de quadrinho. Pode-se ver Ailton Krenak retratado em dois angulos diferentes. O desenho é feito em preto e branco com retículas.

Em 2023, comecei uma pós-graduação em educação e novas tecnologias no IFRJ campus Niterói. O curso foi muito importante para a minha formação, sendo um divisor de águas na minha vida profissional e, claro, pessoal. As discussões em sala de aula com os professores e com os colegas, também professores da educação básica, foram muito frutíferas. Agora, passadas as aulas aos sábados, é chegado o momento de finalizar o curso com a confecção do trabalho final.

Escolhi fazer uma história em quadrinho, que será publicado aqui no site integralmente, cujo objetivo é versar sobre as questões indígenas. Um trabalho introdutório sobre as questões indígenas abordando as políticas de tutela, a formação das identidades (importante marcar o plural aqui), alguns ativistas e lideranças; e uma recapitulação das políticas do estado brasileiro, com suas limitações e contradições, através das instituições designadas ao tema. Há também uma parte dedicada à história da aldeia Maraka’nà1, aldeia urbana pluriétnica localizada no Rio de Janeiro, e ao conceito de retomada.

O objetivo do trabalho é ser instrumento para a aplicação da lei 11645/08, que determina a obrigatoriedade do ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras na educação básica, dada a escassez de material sobre o tema, sobretudo quando falamos de histórias em quadrinhos.

Processo criativo

Compartilho um pouco do processo abaixo. Algumas páginas esboçadas, outras mais adiantadas; ambas ainda sem o texto, que está em processo de edição/adição/revisão. Fiquem à vontade para comentar. Peço que se atentem aos links que adicionei na postagem, pois eles adicionam riqueza de informações e estão dentre as fontes do trabalho.

Página dupla de quadrinho. Nelas pode-se ver o mesmo personagem em diversas poses e momentos da vida.
Rascunho de página dupla.
Página de quadrinhos dividida em três painéis horizontais, o último é dividido em três partes. A página está em estágio de rascunho. No primeiro pode-se ver o prédio do museu do índio. No segundo lê-se etnias. Nos últimos lê-se as palavras "tutela, não ter direitos e censo".
Rascunho de página
Página de quadrinhos dividida em três painéis horizontais, o último é dividido em três partes. No primeiro pode-se ver a aldeia Maracanã. No segundo vê-se um homem indígena na mata. Nos últimos vê-se uma mata, um vazio e um Marquês não identificado.
Página de quadrinho sem os textos.

Até a próxima.

  1. Acesse: https://www.aldeiamarakana.com/ ↩︎
Qrcode para grupo do telegram
Entre no grupo do telegram

Não deixe de assinar abaixo!

Compartilhe

Curta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *