Publicado em Deixe um comentário

Retorno ao Sketchbook

Hoje me ocorreu que, no ano passado, e em 2023, não tive um sketchbook sempre à mão para quando algo me ocorresse, e que isso não foi benéfico para a minha produção poética. Por conta disso, amanhã terei um compromisso de primeira ordem: comprar novos cadernos.

Não quero comprar na Internet, quero me deslocar até algum lugar e escolher o caderno pessoalmente com base na identificação, que poderá ocorrer pelo papel, capa, cor… bom, isso só o encontro dirá.

Um caderno poético onde irão desenhos e textos, e outro mais objetivo para os compromissos e diário de bordo. Neste quero documentar o andamento das disciplinas que darei e também os desdobramentos da pesquisa em termos de “o que foi feito”.

Bom… aqui no blog poderá ser visto, provavelmente, algo desses cadernos. A ver.

Até mais.

Publicado em Deixe um comentário

Atrasos dos Quadrinhos

Gente, meu cachorro está doente. Por esse motivo não estou conseguindo desenhar. As páginas voltam assim que essa situação se desenrolar, espero que de maneira positiva e podendo conviver com meu amor por mais tempo. É muito chato cachorro viver tão pouco.

Publicado em Deixe um comentário

Leitura oportuna: “Desenho da criança”, de Maureen Cox

Seguindo as leituras por aqui, dessa vez estou me debruçando sobre um assunto que não sei por que não me debrucei antes: o desenho infantil, mas antes de tudo o desenho, e como nós o desenvolvemos aqui.

Lendo, me dei conta que, embora o meu fazer artístico seja totalmente relacionado ao desenho, não me debrucei conceitualmente sobre ele em meus estudos, seja na graduação, seja na pós. Bom… não tanto quanto hoje quero fazer. E portanto, estou fazendo agora.

Comecei por este livro porque ela me chegou com um encontro: a biblioteca do CIEP em que trabalho em São João de Meriti possui alguns exemplares disponíveis aos professores para pesquisa, fruto do PNLD do MEC (saiba mais sobre o programa nacional do livro e material didático clicando aqui).

Me parece que desde a feitura do livro o debate avançou. Me parece, não tenho certeza. Mas mesmo que o livro se refira a estudos das décadas de 70 e 80, traz pontos muito interessantes sobre o desenvolvimento do desenho infantil.

Você pode ler um pouco do livro aqui

Um artigo comentando o livro no repositório da unifesspa

Link pro livro no site da editora

Mais publicações da autora (inglês)

Não achei sobre a autora na internet graças ao Google, que definitivamente não é mais um site de buscas. Mas por ora vou seguir a leitura (estou na metade) e depois saber mais sobre o que a autora tem publicado atualmente.

Abração.

Publicado em Deixe um comentário

Spoiler das próximas páginas

Como contei há algum tempo, estou fazendo as páginas no Krita novamente. Tem sido bem mais prático de organizar o processo e de por a mão na massa. Às vezes reluto em dizer (não sei por quê), mas acho que essa é realmente a minha ferramenta de trabalho quando o assunto é Quadrinhos.

Printscreen da próxima página. Nele há uma árvore com balanço e duas pessoas e dois cachorros esboçados.
Layouts